top of page
pinga-lume.jpeg

Foto: C. Araújo, 2021

Apresentação

Alto Minho FIRECAMP é um evento bienal promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, que teve início em 2013 no âmbito da operação Protec|Georisk, cofinanciada pelo ON2 - O Novo Norte.

Em 2015, a 2ª edição foi cofinanciada pelo POCTEP - Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal. A 3ª edição decorreu em 2017 com o apoio PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e, em 2019, a 4ª edição foi cofinanciada pelo Programa INTERREG no âmbito do ARIEM+ – Assistência Recíproca Interregional em Emergências e Riscos Transfronteiriços.

Hoje, Alto Minho FIRECAMP constitui um marco nacional dedicado ao paradigma dos fogos florestais, no contexto da problemática dos riscos e das alterações climáticas, constituindo um espaço de debate de excelência, onde se juntam operacionais das diversas unidades de combate e prevenção, técnicos e responsáveis políticos de diversos países, para o intercâmbio de conhecimentos e técnicas.
Merece destaque neste âmbito, a intensidade e frequência dos incêndios florestais nos territórios do Sul da Europa, à semelhança de outras regiões do globo, a qual tem vindo a aumentar significativamente nas últimas duas décadas, sendo atualmente um dos principais fatores de vulnerabilidade territorial no contexto das mudanças climáticas e das atuais dinâmicas ecológicas e sociais.

ALTO MINHO FIRECAMP 2023 é uma ação do projeto Protec|Georisk - Alto Minho 2020, apoiado pelo PO SEUR, promovida pela CIM Alto Minho e seguirá o formato das edições anteriores, constituída por 2 dias dedicados ao que de melhor se faz na investigação, na prevenção e em matéria de combate aos incêndios.

Esta 5ª edição, à semelhança das anteriores, conta com a participação de oradores internacionalmente conceituados nos diversos domínios. 
Esta edição comemorativa dos 10 anos do ALTOMINHO FIRECAMP incide sobretudo nas alterações climáticas e na governança do risco.

Logos_Financiamentos.png
bottom of page