TrabalhoFogo.jpg

Apresentação

Alto Minho FIRECAMP é um evento bienal promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, o qual teve início em 2013 no âmbito da operação Protec|Georisk, cofinanciada pelo ON2 - O Novo Norte.

 

Em 2015, a 2ª edição foi cofinanciada pelo POCTEP - Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal. A 3ª edição decorreu em 2017 ao abrigo do POSEUR.

 

Hoje, Alto Minho FIRECAMP constitui um marco nacional dedicado ao paradigma dos fogos florestais, no contexto da problemática dos riscos e das alterações climáticas, constituindo um espaço de debate de excelência, onde se juntam operacionais das diversas unidades de combate e prevenção, técnicos e responsáveis políticos de diversos países, para o intercâmbio de conhecimentos e técnicas.

Merece destaque neste âmbito, a intensidade e frequência dos incêndios florestais nos territórios do Sul da Europa, à semelhança de outras regiões do globo, a qual tem vindo a aumentar significativamente nas últimas duas décadas, sendo atualmente um dos principais fatores de vulnerabilidade territorial no contexto das mudanças climáticas e das atuais dinâmicas ecológicas e sociais.

 

Alto Minho FIRECAMP 2019 é uma ação do projeto ARIEM PLUS – Assistência Recíproca Inter-regional em Emergências e Riscos Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e seguirá o formato das edições anteriores, constituída por 2 dias dedicados ao que melhor se faz na investigação, na prevenção e em matéria de combate aos incêndios, tendo como tónica o uso do fogo e as alterações climáticas.

 

Esta 4ª edição do ALTOMINHO FIRECAMP conta com a participação de oradores de diversas nacionalidades (Portugal, Espanha, França, Itália, Israel, México, Brasil e Equador), internacionalmente conceituados nos diversos domínios.

Logos_Unidos.png